Ministério do Turismo e IFPR abrem inscrições para capacitação de guias em atrativos culturais


Qualificação é direcionada aos profissionais do Sul do país e terá a duração de 4 meses

Guias de turismo que atuam nos estados do Sul do país podem se inscrever até o dia 15 de setembro no curso de especialização em atrativos culturais. Promovido pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), a capacitação terá como foco os atrativos culturais, patrimônio e a sustentabilidade dos destinos turísticos. A iniciativa tem o objetivo de aprimorar competências destes profissionais, neste momento de retomada, e proporcionar experiências ainda mais ricas aos turistas que buscam conhecer a cultura brasileira.

Ao todo, são disponibilizadas 100 vagas. Para participar, os interessados deverão ter registro de “Guia Regional” no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Além disso, o candidato deverá ter no mínimo 18 anos de idade, ensino médio concluído, curso técnico em turismo concluído e ter acesso a um computador (desktop ou notebook) com internet, uma vez que não será possível acessar o conteúdo apenas com o aparelho celular.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância de se especializar neste momento em que o país vive o retorno das viagens. “Somos um país rico em cultura e a região Sul é uma parte importante desse contexto. Então, precisamos qualificar estes profissionais para que eles possam contribuir para proporcionar ao turista uma experiência única e conhecer bem as histórias, costumes e os patrimônios dessa região tão singular”, destacou.

O curso faz parte de uma série de capacitações que estão sendo realizadas neste ano em atrativos culturais e naturais brasileiros. Para isso, o Ministério do Turismo firmou parceria com quatro institutos federais de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Nordeste), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Sudeste), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (Sul) e Universidade Federal do Tocantins (Norte e Centro-Oeste).

Atualmente, há mais de 21 mil Guias de Turismo regionais em todo o país, que realizam a recepção, translado, acompanhamento e prestam informações e assistência turística em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais, dentro de um mesmo estado, para visita a atrativos turísticos. Na prática, estes profissionais realizam uma mediação cultural, interpretam atrativos e são determinantes para garantir experiências únicas aos turistas.

Por Victor Maciel - Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Foto: Renato Soares/MTur

Postar um comentário

0 Comentários