Ministro do Turismo exalta perspectivas positivas do Brasil no pós-pandemia


Convidado de uma série de debates promovida pela BandNews e o The New York Times, Gilson Machado Neto também destacou medidas do governo federal para apoiar o setor

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foi um dos convidados especiais da abertura, nesta segunda-feira (19.04), do Conexão BandNews com The New York Times. Trata-se de uma série de conferências promovida pela emissora de televisão e rádio brasileira e o jornal norte-americano que reúne representantes nacionais e internacionais dos setores público e privado para discutir as expectativas quanto ao cenário mundial no pós-pandemia.

Durante um painel sobre turismo e meio ambiente, Machado Neto reforçou as perspectivas de que o Brasil vai protagonizar a recuperação do turismo. “O mundo todo vai procurar um turismo de natureza, onde se tenha liberdade, e nisso ninguém se iguala à gente. O Brasil tem sol, praia, montanha, o que você quiser”, alegou, citando esforços federais pela preservação ambiental e o melhor aproveitamento de parques nacionais, a partir de concessões à iniciativa privada.

O ministro do Turismo também elencou medidas adotadas pelo governo federal para socorrer o setor. Gilson Machado Neto citou a regulamentação da remarcação de serviços e a disponibilização de R$ 5 bilhões em crédito por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e garantiu empenho no sentido de preservar empregos. “O nosso país foi um dos que menos teve demissão no setor de turismo. A gente está fazendo tudo para que as empresas mantenham empregos”, frisou.

Machado Neto apontou ainda o avanço da vacinação contra a Covid no país e defendeu esforços pela melhoria da percepção de segurança para turistas no Brasil, com o incremento da divulgação do país no exterior. “94% dos turistas estrangeiros que vêm ao Brasil querem voltar. Nos nossos cases turísticos, como Porto de Galinhas, Foz do Iguaçu, o Pantanal, Maragogi e Jericoacoara, temos índices de segurança praticamente iguais aos de países europeus”, argumentou.

O painel também contou com a participação de Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos no Brasil, que comemorou a previsão de que o presidente Jair Bolsonaro acompanhará a cúpula mundial do clima nesta semana. “Estamos muito felizes que o presidente aceitou o convite. Na semana passada, o presidente Bolsonaro mandou uma carta muito positiva e construtiva sobre os compromissos que o Brasil quer fazer em relação ao meio ambiente”, comentou.

Já o CEO do Banco Santander, Sérgio Rial, frisou a importância da questão ambiental. “É um tema que hoje é negócio”, observou. Marcelo Thomé, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, por sua vez, destacou a atenção ao desenvolvimento sustentável e elogiou a atuação federal. “O governo tem feito muito esforço, com o apoio dos governos estaduais e dos municípios amazônicos, buscando diminuir agressões ao bioma”, declarou.

Em um vídeo gravado transmitido durante o painel, Fabien Custeau, primeiro neto do famoso oceanógrafo Jacques Custeau, apontou a redução da poluição de oceanos durante a pandemia e sugeriu que o resultado sirva de aprendizado.

DEBATES - O Conexão BandNews com The New York Times tem um modelo híbrido, reunindo participações presenciais e virtuais, que segue até esta terça-feira (20.04), das 18h às 21h. O encontro, uma comemoração aos 20 anos da emissora brasileira, tem o seu formato inspirado no “Turning Points”, idealizado pelo jornal norte-americano, uma das maiores empresas de comunicação do mundo, responsável pela curadoria do evento.

Os painéis podem ser conferidos ao vivo em todas as plataformas digitais do BandNews TV, assim como na própria televisão, em flashes ao vivo, além de entradas no “Jornal da Band” e de reportagens nas rádios Bandeirantes e BandNews FM. A mediação dos debates está a cargo dos jornalistas Marcello D’Angelo e Eduardo Castro, do Grupo Bandeirantes. Clique aqui para assistir o debate sobre turismo e meio ambiente desta segunda-feira.

Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Postar um comentário

0 Comentários