No Dia do Artesão, Museu Casa do Artista Popular Janete Costa tem obra concluída


O Governo do Estado concluiu mais uma obra de divulgação e fortalecimento do artesanato paraibano: o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa. O espaço, localizado na Praça da Independência, em João Pessoa, passou por obras de restauro e reforma e foi totalmente recuperado. A entrega à população paraibana seria nesta sexta-feira (19), Dia Nacional do Artesão, mas teve de ser adiada por conta do agravamento da pandemia. Os investimentos são superiores a R$ 620 mil.

Criado em 2005, o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa abriga uma coleção de mais de 1,5 mil peças do artesanato produzido em todas as regiões do estado, sendo uma grande vitrine de divulgação de um dos mais importantes segmentos para a cultura e a economia paraibana.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, destacou a importância do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa para a cultura paraibana. “Essa obra, que já está concluída pelo Governo do Estado, é mais uma ação do governador João Azevêdo, da primeira-dama e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins, em benefício dos artesãos e artesãs que, nesta data tão importante, o Dia Nacional do Artesão, contam novamente com esse importante instrumento de divulgação. Embora a inauguração tenha de ser adiada por conta desse momento que estamos vivendo, todos devemos comemorar mais esta ação em prol do artesanato paraibano”, disse.

O diretor do Museu, Fábio Morais, ressaltou que as intervenções mantiveram a originalidade arquitetônica do equipamento. “Tanto o restauro quanto a recuperação mantiveram o projeto original da grande arquiteta Janete Costa, que dá nome ao espaço, haja vista que o prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba”, acrescentou.

Homenageadas - Em sua nova fase, o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa homenageia duas personalidades que contribuíram para o fortalecimento do artesanato paraibano: a jornalista Goretti Zenaide e a mestra Zefinha de Pitimbu, responsável por repassar a técnica do trançado em fibra de coqueiro.

“Essas duas mulheres tiveram uma atuação muito significativa no fortalecimento do nosso artesanato. Goretti, que foi assessora do Programa do Artesanato Paraibano durante muito tempo, acompanhou todos os percalços de sua criação, mas também as conquistas e vitórias. Já a mestra Zefinha repassou o seu conhecimento sobre uma técnica tão singular, que é o trançado em fibra de coqueiro. São, portanto, homenagens muito justas”, explicou a gestora do PAP, Marielza Rodriguez.

O alpendre do Museu leva o nome de Goretti Zenaide - o "Terraço GZ". No espaço, o turista terá à disposição uma bodega, com produtos típicos da gastronomia paraibana: rapadura, cocada, cachaça, licor, cocada, queijo e temperos, por exemplo. “O Terraço GZ poderá, ainda, realizar encontros intelectuais, como lançamentos de livros e saraus, atividades que tanto enchiam Goretti de alegria”, acrescentou Marielza Rodriguez, ressaltando que a tela com o retrato da colunista teve a elaboração da artista plástica e artesã Valéria Antunes.

Já a mestra Zefinha de Pitimbu ganhou a homenagem do Governo do Estado dando nome a uma sala de exposição itinerante, espaço que fortalecerá ainda mais a divulgação da produção artesanal paraibana. “Mestra Zefinha cumpriu a sua missão com louvor. Dona de uma técnica singular, repassou o seu conhecimento, algo fundamental para a continuidade desse fazer que tanto nos orgulha”, comentou Marielza Rodriguez.

Investimentos - O Museu Casa do Artista Popular Janete Costa recebeu investimentos de mais de R$ 620 mil na obra de recuperação e restauro, promovendo melhorias em aspectos como iluminação, climatização e acessibilidade. As benfeitorias foram realizadas pela Superintendência do Plano de Desenvolvimento de Obras do Estado (Suplan).

Além dos espaços com apresentação de todo o acervo, as conhecidas casinhas coloridas que ficam no quintal do prédio, irão abrigar novamente loja de artesanato, sala de exposição itinerante, sala de reuniões, a Biblioteca Ariano Suassuna e a sala da Associação Amigos do Museu, respeitando o projeto original da arquiteta Janete Costa, falecida em 2008.

Secom-PB

Postar um comentário

0 Comentários