Programação especial lembra o Dia Mundial do Turismo em João Pessoa

A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em parceria com representantes do trade, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Iesp iniciam nesta segunda-feira (21) uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial do Turismo, que transcorre no próximo dia 27 (domingo). A Semana do Turismo terá início com um City Tour com os alunos do Curso de Turismo das universidades pelos principais atrativos turísticos de João Pessoa.

De acordo com o diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, o objetivo das atividades alusivas à data é destacar a importância da cadeia produtiva do turismo para a economia, o desenvolvimento social e cultural do estado.  Ele explica que, por intermédio do turismo, a economia criativa torna-se uma estratégia de sobrevivência em tempos de crise.

Lapa adiantou que estão programadas palestras, visitas ao Centro de Convenções de João Pessoa e city tours. “Nossa intenção é mostrar à sociedade a importância desse segmento para nossa economia. Hoje o turismo é uma importante ferramenta para a economia paraibana, gerando empregos, impostos. Por isso decidimos promover essa semana de atividades envolvendo todos os agentes inseridos na cadeia produtiva, desde a academia ao hoteleiro”, disse. 

Programação – Nesta segunda-feira (21), ocorre o City Tour com os alunos do curso de Turismo do Iesp e UFPB. A saída do ônibus está prevista para acontecer às 14h30, em frente à sede da PBTur, no Centro Turístico de Tambaú. Luciano Lapa avisa que será uma oportunidade de interagir com os futuros turismólogos, profissionais que serão profissionais do setor. “Alguns serão guias de turismo, outros técnicos que atuarão em empresas privadas ou públicas. Os jovens terão a oportunidade de conhecer os principais atrativos turísticos da nossa capital”, disse.

Na terça-feira (22) pela manhã, acontece uma visita técnica ao Centro de Convenções de João Pessoa. O grupo de estudantes será recepcionado pelo gestor Ferdinando Lucena, e também pelo coordenador de Marketing da PBTur, João Wharles. A intenção é apresentar o equipamento recém inaugurado em todos os seus detalhes técnicos e arquitetônico.

Seguindo a programação, na quarta-feira (23), os alunos universitários irão conhecer todas as instalações do Centro de Turismo e Lazer do Sesc Cabo Branco. A visita acontecerá pela manhã, e está programada uma palestra sobre ‘Operação e Funcionamento das Agências de Turismo no Mercado Atual’. A facilitadora da palestra será Ana Virginia Aragão.

A Semana do Turismo termina na segunda-feira (28) com uma Mesa Redonda no auditório do Iesp, localizado na BR-230, km 14. Luciano Lapa informa que o debate contará com representantes da PBTur, Abav-PB, SingTur (Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba), Abrasel-PB, ABIH-PB e Convention Bureau. “Será uma oportunidade de debatermos temas ligados ao setor”, observou.

Secom-PB